Projetos permanentes

  • O objetivo geral dos programas e projetos desenvolvidos pelo MHNCI é fornecer estrutura e ferramentas para o aprimoramento da abordagem do tema fauna para a conservação, o controle ambiental e o desenvolvimento sustentável da biodiversidade.
  • Nossas metas e ações estão em acordo com as diretivas da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB).
  • Temas principais: INVENTÁRIOS, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E MONITORAMENTO, ESPÉCIES INVASORAS

Inventário, diagnóstico e caracterização da fauna

O objetivo desse programa é a atualização constante do conhecimento da fauna de Curitiba e região metropolitana através da promoção de pesquisas científicas na área de biodiversidade, em acordo com as diretivas da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB). Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se os inventários de fauna como subsídios aos planos de manejo das unidades de conservação municipal, garantindo ganhos ambientais e sócio-econômicos. São realizados também estudos e pesquisas voltados à identificação, caracterização, valorização e uso sustentável da biodiversidade, além da documentação da diversidade, ecologia e biologia de componentes da fauna regional.

Sistemas de informação e monitoramento da Biodiversidade

O MHNCI participa de um sistema de informação para o gerenciamento de bases de dados e de informações sobre biodiversidade, em acordo com as diretivas da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB). Esse projeto é denominado de TAXon line - Rede Paranaense de Coleções Biológicas (http://www.taxonline.ufpr.br/). Nosso objetivo é disponibilizar as informações através da internet que poderão ser utilizadas na área acadêmica, na avaliação de impactos ambientais, na criação de unidades de conservação, na proteção de espécies ameaçadas, na bioprospecção e no estabelecimento de políticas públicas. O MHNCI também pretende desenvolver um sistema de informações e de monitoramento da fauna sinantrópica, disponibilizando informações sobre a diversidade regional que possam ser utilizadas em prol da conservação, apoiando ações de órgãos de controle sanitário para a prevenção e controle de zoonoses.

Controle de espécies exóticas e invasoras

O objetico deste projeto é desenvolver estudos e planos de controle e manejo de espécies invasoras, em função do impacto que estes animais podem causar sobre as comunidades nativas, em acordo com as diretivas da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB). Dentre as ações realizadas até o momento destacam-se a criação de base de dados sobre espécies exóticas invasoras, a elaboração de planos de controle e manejo de espécies invasoras, o estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas e a capacitação de recursos humanos.

Participe!

Seja um voluntário nos programas e projetos realizados pelo MHNCI.

http://www.taxonline.ufpr.br

O plano de monitoramento de longo prazo da fauna terrestre e aquática registrada na área de influência do Aterro Sanitário da Caximba é realizado pelo MHNCI.
O programa de monitoramento da espécie introduzida Micropterus salmoides (black bass) no reservatório do Passaúna é realizado em parceria com a UFPR.